E Ensino da Escola que não Aprende – José de Souza Martins

da net em 04.05.2014 – envio autor

O ensino da escola que não aprende

 

José de Souza Martins

 

Estes escritos estão sendo repassados pela internet como tendo sido copiados de provas do Enem. Não tenho condições de confirmar a origem dos textos. Pode ser que a origem seja essa mesma.

 

Como já fiz com textos semelhantes, difundidos em outras ocasiões, prefiro lê-los e interpretá-los como verdadeiras aulas sobre o modo de pensar de alunos que chegam à escola vindos da cultura popular e da mentalidade de rua, educados pelo País inculto, pelo País de muitas salas de aula, mas de pouca escola. Educados na tradição da linguagem oral, privados de acesso à linguagem escrita, ao livro e à biblioteca.

 

Esses textos documentam o imenso divórcio entre a escola e o povo. Documentam o quanto a escola que quer ensinar não sabe ouvir nem aprender a lógica que preside o raciocínio de seus alunos para com ela dialogar criticamente. Escola que é instrumento de uma educação não dialética, linear e pobre. A escola é de um mundo e o aluno é de outro, mundos que não conversam entre si. Esquecemos do bilinguismo de origem da sociedade brasileira, que persiste e insiste.

 

Aí fica evidente que o que é ensinado a esses alunos nada tem a ver com a vida; que a língua da escola é uma língua “estrangeira”, isto é, estranha à chave interpretativa da língua comum de muitos de seus estudantes. Não posso partir da premissa de que o aluno é burro porque fala “errado”. É mais provável que o professor ouve “errado” e, por isso, não pode ser compreendido no que fala e no que quer e deve ensinar.

 

Os textos falam muito menos sobre os alunos do que sobre os professores e sobre a escola. Essas incongruências tem origem em aulas mal dadas, provavelmente por professores que também eles não compreenderam o que lhes foi ensinado.

 

 

Escritos supostamente do Enem:

 

“O Brasil não teve mulheres presidentes mas várias primeiras-damas foram do sexo feminino”.

 

“Vasilhas de luz refratória podem ser levadas ao forno de microondas sem queimar”.

“O bem star dos abtantes da nossa cidade muito endepende do governo federal capixaba”.

“Animais vegetarianos comem animais não-vegetarianos”.

“Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana”.

“Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo na Russia”.

“O Convento da Penha foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do morro”.

“A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje”.

“Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam”.

“Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos”.

“No começo Vila Velha era muito atrazada mas com o tempo foi se sifilizando”.

“Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinas e tiveram a idéia de eliminá-lo da face do céu”.

“A capital da Argentina é Buenos Dias”.

“A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão”.

“As aves tem na boca um dente chamado bico”.

“A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva”.
“Respiração anaeróbica é a respiração sem ar, que não deve passar de 3 minutos”.

“Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs”.

“Os egipícios dezenvolveram a arte das múmias para os mortos poderem viver mais”.
“O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro”.

“A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos”.

“O nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes”.

“Os Estados Unidos tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro asfaltadas”.

“As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas”.
“Republica do Minicana e Aiti são países da ilha América Central”.

As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na Internet”.

“A ciência progrediu tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly”.

“O Papa veio instalar o Vaticano em Vitória mas a Marinha não deixou para construir a Capitania dos Portos no mesmo lugar”.
“Hormônios são células sexuais dos homens masculinos”.

“Os primeiros emegrantes no ES construiram suas casas de talba”.

“Onde nasce o sol é o nacente, onde desce é o decente”.

#educação#

#educacion#

#enem#

Anúncios

Um pensamento sobre “E Ensino da Escola que não Aprende – José de Souza Martins

  1. Quando rimos das placas, quando rimos das idéias defeituosas, quando rimos das faltas de plural e dos verbos mal conjugados, igualmente mostramos que não sabemos ouvir, nem sabemos como fazer para que nosso interlocutor entenda o que dizemos e pensamos. Continuamos surdos, o mundo continua torto e cada um com suas convicções. Nilson 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s